1) “Game Design: Theory and Practice”
Considerado o melhor e mais completo livro sobre game design no mercado, “Game Design: Theory and Practice” trata sobre a questão de produzir, pensar e estruturar um jogo. Com quase 700 páginas, o livro é recheado de dicas valiosas sobre expectativas, diversão, narrativas, etapas de brainstorming e muitos outros temas importantes para a área. Além disso, o livro ainda conta com entrevistas com lendas, como Will Wright, Steve Meretzky, Chris Crawford, entre outros. Se você quer saber tudo o que se passa dentro da cabeça de um game designer, e ainda adquirir mais experiência sobre o assunto, não deixe de ler “Game Design: Theory and Practice”. O livro está disponível onlineaqui, pelo Google.
2) The art of game design: A book of lenses
O livro aponta vários segmentos dentro da carreira de Game Design, como gêneros, regras, balanceamento, mecânica, ideias, histórias, documentação, organização e tudo mais que é primordial para um designer de jogos. O autor vai do básico ao avançado abordando diversas experiências particulares com o mercado da área, explicando o conteúdo com base em estudos como psicologia, arquitetura, cinema e antropologia. O principal objetivo do livro, além de dar dicas e compartilhar conhecimento sobre a área, é proporcionar ao leitor uma mente mais ampla e aberta com 100 diferentes pontos de vista sobre o Game Design. Com isso, o livro se torna um título obrigatório para aqueles que desejam ampliar sua visão sobre o tema.
Para saber mais sobre “The art of game design: A book of lenses” clique aqui.
3) Casual Game Design: Designing Play for the Gamer in ALL of Us
Através de uma série de jogos casuais, o livro mostra como injetar os elementos necessários de um jogo e dar aos seus projetos a complexidade e estratégia que precisa para conectar os jogadores. O autor busca analisar e dissecar os mecanismos que fazem um jogo envolvente, além de mostrar como procurar inspiração em game design. O livro mostra como funciona a decapagem de idéias de um jogo para o elemento central da diversão e como construir a partir daí um game combinando estética e mecânica.
Saiba mais sobre o livro aqui.
4) Fundamentals of game design
Ernest Adams oferece uma abordagem completa e prática sobre o design de games, incluindo material sobre o desenvolvimento do conceito, design de jogo, a mecânica do núcleo, interfaces de usuário, narrativas e balanceamento. O autor analisa os desafios do design em todos os gêneros de jogos e mostra como aplicar os princípios do game design em cada um deles. Você vai aprender como definir os desafios e ações que estão no centro do jogo, além de compreender os fundamentos do design de interface de usuário e como definir a aparência de um jogo. Confira o livro online no Google Books aqui.
5) Rules of play: Game design fundamentals
Neste livro, os autores abordam os pontos do game design como um catalisador para a inovação, cheio de novos conceitos, estratégias e metodologias para a criação e compreensão de jogos. A construção de uma estética de sistemas interativos é definida a partir de conceitos fundamentais como jogabilidade, interatividade e, claro, design. Sem dúvida, o livro é uma referência e guia teórico para a área de game design, que ainda é emergente no quesito de embasamento teórico. Considerado por muitos game designers como item obrigatório, “Rules of play” irá contribuir muito para o seu conhecimento na área.
Saiba mais sobre o livro online aqui.
Matéria: Gamestorming
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